Como um sinistro é regulado?
- comunicacao4901
- 13 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

Um sinistro é um acontecimento decorrente de danos concretos, previamente garantidos pela apólice de seguros, a qual também determina o valor monetário de cobertura em face às perdas ou prejuízos consequentes de tal acontecimento.
É assim que o evento motiva a indenização fazendo com que as seguradoras sejam obrigadas a efetuar o relativo pagamento, total ou parcialmente, ao segurado ou aos seus beneficiários, o capital garantido no contrato.
Assim, em casos mais complexos como o transporte rodoviário de cargas, entre o acontecimento e a indenização, faz-se necessária uma etapa formal conhecida como regulação de sinistro.
Na prática, trata-se de um conjunto de procedimentos para verificar a existência, a causa e as circunstâncias do sinistro – bem como a extensão dos danos – e o seu enquadramento no contrato de seguro. Pode ser realizada por meio de processos internos das companhias de seguros ou por empresas especialistas como a PRESERVA Regulação.
As principais etapas de uma regulação de sinistro são:
Recebimento do aviso ou notificação do sinistro; Abertura do processo; Avaliação inicial do sinistro; Primeiras avaliações; Intervenção do perito e Resolução da regulação.
A PRESERVA Regulação já nasceu com um conceito inovador e faz muito além do que regular, ela preserva o seu patrimônio e dedica esforços especiais para a recuperação do dano.
Inclusive, já contamos estes fatos neste Blog.
Fale com a gente e proteja o seu patrimônio!
PRESERVA Regulação de Sinistros Um novo conceito em proteção no agronegócio.
Comments